Casamento Evangélico

O casamento evangélico ou protestante, chamado Bênção Matrimonial, apresenta algumas diferenças em relação ao casamento católico. A principal diferença é em relação ao compromisso conjugal – para as igrejas evangélicas o casamento não é um sacramento, não há rituais e os noivos não realizam um juramento, mas sim um COMPROMISSO. Também não há curso de noivos para casamentos evangélicos, mas sim uma conversa com o pastor (ou pastora) que celebrará o casamento. Durante a bênção, as palavras serão baseadas nessa conversa e na história vivida pelo casal.

No casamento protestante não há o culto aos santos nem à Maria, mãe de Jesus. Eles são lembrados como pessoas especiais e como exemplos a serem seguidos, mas nunca cultuados. Por isso, a Ave Maria não é permitida. Em geral usa-se o Pai Nosso em casamentos evangélicos.
As músicas escolhidas não precisam ser todas cristãs, mas obviamente deve-se ater ao momento e observar se essas músicas são adequadas. De qualquer forma, há maior liberdade em relação a cantos e hinos. Pode-se usar músicas evangélicas para momentos especiais.

Roupa da noiva e do noivo para casamento no cartório.

Meu casamento sera só no civil,no cartorio.Qual a roupa devo usar e cor?E o noivo o que deve usar?

O casamento civil deve ser levado tão a sério quanto o casamento religioso. Por isso, um toque de elegância na hora de escolher o figurino dá charme para cerimônia.

Se o casamento for realizado no próprio cartório, durante o dia, evite um visual carregado. Aliás, o melhor a fazer é evitar uma produção exagerada.

Um vestido leve, tipo "longuete", e em tom pastel, é ótima opção. O modelo além de elegante é ideal para ocasião. Vale lembrar que a escolha da cor e do modelo precisa estar de acordo com o horário do casamento.

Evite o uso de peças muito decotadas. Além de deselegantes, elas podem trazer uma sensação de desconforto na hora da cerimônia.

Use brincos e colares discretos. Eles darão um toque especial no visual. Invista na jóia que combine com o modelo de vestido escolhido e lembre-se: "menos é mais" e o melhor sinônimo de elegância é equilíbrio.

Use um belo par de sandálias. Seja qual for o modelo, é importante que elas estejam bem confortáveis, porque é o fim do mundo passar o casamento com dor nos pés.

Para as noivas que irão se casar no inverno, o "tailleur" é a escolha mais acertada. Além de bonito, dá um toque de sofisticação no visual da noiva. Para acompanhar, use sapatos de modelos scarpin ou chanel, são os mais apropriados para ocasião.

A maquiagem deve ter tom suave e natural. A função dela é reforçar os pontos fortes do seu rosto e suavizar olheiras e manchas. Aqui também vale a máxima "menos é mais".

Quanto ao penteado, o segredo é escolher os que combinam com o formato do seu rosto. Podem ser soltos ou presos. Uma dica: se você colore os cabelos, o ideal é fazer o retoque 05 dias antes do casamento. É tempo suficiente para repousar a cor e dar uma aparência mais natural.

O vestuário masculino é bem mais simples do que o feminino. Por isso, um terno preto é opção para os noivos. Para casamentos realizados de manhã ou à tarde, tonalidades de cinza grafite também são bem-vindas.

Para um casamento informal, "blazer" preto e calça cáqui caem superbem.

As camisas devem sempre ser em tons claros. Branco e azul-claro são ótimas alternativas. Uma dica: A camisa deve fazer parte do conjunto. Portanto, não deve aparecer mais do que o figurino.

Cuidado na hora de escolher a gravata. Ela é um instrumento muito importante na composição do visual e um dos poucos acessórios que permitem criatividade na composição da roupa do noivo.

Dê preferência a sapatos de couro preto, meias e cintos da mesma cor.

Uma cor imprópria e um acessório mal escolhido podem trazer constrangimentos para o casal na hora da cerimônia. Uma sugestão é usar do bom senso. No final, tudo sairá como manda o figurino. Então, não custa nada caprichar no visual.

Marcia Possik

Madrinha não pode usar preto.

A minha pergunta é se madrinha pode usar preto se ja acabou essa regra? Flavia


Ola Flavia,

A madrinha não pode jamais usar preto, porque é uma cor triste que pesa no altar. Preto e branco são terminantemente proibidos para madrinhas e maes. Alias esqueça tambem cores muito fechadas como azul petroleo , porque no video e nas fotos podera parecer como preto .

Vestido para noiva para casamentos realizados em um sitio.

qual melhor vestido para noiva onde a cerimonia sera realizada em um sitio no horario do almoço? Flavia


Casamentos em chacaras ou sitios mesmo que não sejam ao ar livre exigem vestidos romanticos , simples e leves. Crepes e Organzas são bem vindos, o veu curto ou um belo chapeu durante o dia fica de muito bom gosto. Evite pedrarias e brilhos, alem de maquiagem carregada. Perolas tambem combinam com o campo. O ideal assim é que o casamento fique elegante sem ser carregado

Vestido Certo para Casamento na Parte da Manha

Gostaria de saber qual o modelo e cor de vestido ideal para casamento no horário da manhã, tenho 32 anos sou viúva. E saber também sobre o traje do noivo, das madrinhas e padrinhos. Ainda não sei se vou me casar em um sítio ou na igreja.

Casamento pela manhã...

...ou até às 16h. O ideal é uma cerimônia simples, um vestido básico sem muito brilho, porque brilho e bordados não combinam com cerimônias realizadas durante o dia. Geralmente, as noivas usam sapatos fechados, forrados no tecido e na cor do vestido mas, nesse caso, as sandálias são permitidas. Dependendo da idade da noiva, um tailleur branco ou pastel em tecidos leves também cai bem. Se optar por bordados, que sejam discretos e com pérolas foscas. Os chapéus também podem ser usado neste horário.

O comprimento do vestido pode ser curto ou longo. O curto ideal para um casamento significa no máximo seis dedos acima do joelho pra não vulgarizar o traje. O véu é curto e o buquê pequeno.


Madrinhas e convidadas

Vestidos logo abaixo do joelho são ideais para esse tipo de cerimônia.
Os tons mais suaves de rosa, azul, verde, amarelo e lilás são adequados para a ocasião.

Estampas são permitidas, mas devem ser em cores delicadas e em padronagem pequena. Se a celebração for ao ar livre, é permitido o uso de chapéu de palha colorida ou natural, com abas largas.

Nada de exageros com bijuterias e jóias grandes, tudo dever ser bem delicado.
A maquiagem deve seguir essa mesma linha.

O cabelo pode ser solto ou preso, mas não deve ser um penteado exagerado. O sapato pode ser aberto ou fechado, porém não é necessário ter salto fino.


Padrinhos e convidados

Os convidados devem usar terno em tons mais claros. Caso não haja regra pré-estabelecida pelo noivo para os padrinhos, é permitido seguir a mesma linha dos convidados.

Camisas em tons pastéis de azul, verde, rosa, amarelo, lilás e branco compõem bem com ternos claros. Aliás, colarinho estruturado é mais elegante para a ocasião.

A gravata pode combinar com a cor do terno, e só pode ser abolida para os menores de 16 anos.

Ternos em tons de bege e marrom pedem sapato marrom ou caramelo com meias marrons.

Lembre-se que as meias são iguais as de juiz de futebol: quanto menos aparecerem melhor!